Dificuldade em conseguir emprego? Você não esta sozinho.

De acordo com pesquisa realizada pela universidade de Oxford, praticamente metade das atividades comerciais existentes irão desaparecer até 2025. Essa tendencia já está sendo percebida em países de primeiro mundo e rapidamente chegará também no Brasil. Talvez você mesmo já tenha sentido isso, no momento em que preencheu uma proposta de emprego e foi tentar a sorte no mercado de trabalho e descobriu que o conhecimento que você tinha já não era tão relevante para a empresa que pretendia trabalhar.

Ameaça ou oportunidade de se reposicionar no mercado?

Existe hoje uma tecnologia chamada Inteligencia Artificial, que possui com fator de desenvolvimento central a tecnologia “Reinforcement Learning” ou traduzindo: Aprendizado de Máquina, algo que não existia, até 2014, quando a Google Comprou a pequena empresa britânica, Deep Mind, criadora do modelo neural de inteligencia artificial ao qual estamos falando aqui. O fato é que, essa tecnologia vem tomando lugar no mercado e trabalho e a automação de atividades na indústria e comercio vem tomando a vaga de emprego de muitas pessoas.

Mas porque é tão difícil achar um emprego hoje em dia?

Primeiro vamos nos situar no ensino que os brasileiros são submetidos. Enquanto países como Estados Unidos e Alemanha já ensinam programação para os alunos do ensino fundamental, nosso ensino superior ainda padece de males burocráticos que acabam em resumo, gerando pouco ou nenhum conteúdo relevante para que o aluno saia da faculdade com o mínimo de conhecimento para mudar a realidade do desemprego produzido pela automação de processos com a Inteligencia Artificial.

Como responder a esse cenário?

Para poder ter alguma chance de sucesso no futuro, o certo seria ter uma bola de cristal para tentar prever o que irá acontecer. Infelizmente não temos, mas talvez tenhamos algo próximo, com mais de 90% de precisão, que pode nos mostrar o que as pessoas vão precisar no futuro e que as maquinas não serão capazes de fazer. Então pense se o que você faz hoje será útil no futuro ou se alguma tecnologia de automação poderá tirar seu trabalho. Para facilitar esse exercício, tem um site que ajudar você a prever com será o seu futuro no mercado de trabalho de acordo com a atividade que você desenvolve ou procura desenvolver, basta digitar seu ramo de atividade e ver ver o resultado


    2 replies to "As dificuldades do brasileiro em achar um trabalho"

    • robson

      Meus comentários

    • robson

      opa
      legal hein? Unopar

Leave a Reply

Your email address will not be published.